A água é essencial para a vida, mas a qualidade dos recursos de água doce do mundo está ameaçada por fatores como saneamento inadequado, escoamento agrícola, falta de instalações de tratamento, além de catástrofes e mudanças ambientais. A cada 15 segundos, uma criança morre de uma doença relacionada à água.
Em muitas partes do mundo, onde mulheres e meninas são as principais responsáveis por buscar e coletar água, a degradação e a escassez desse recurso precioso tornam-se desafios ainda maiores. Muitas vezes, as crianças não conseguem frequentar a escola porque precisam caminhar quilômetros para encontrar água potável para cozinhar, tomar banho, beber e outras necessidades essenciais.
A Assembleia de Deus Ministério do Belém - USA está comprometida em garantir que a água limpa e segura seja acessível até mesmo nas comunidades mais rurais. Em parceria com organizações locais, apoiamos as comunidades no desenvolvimento de fontes seguras de água.
Nossos programas de água fazem parte de uma estratégia integrada que visa prevenir a propagação de doenças, promovendo a saúde e o bem-estar da comunidade. Poços, sistemas e estações de água são construídos com base em avaliações locais das necessidades e capacidades. Em seguida, os membros da comunidade são capacitados para usar e manter esses sistemas. Em apoio aos nossos programas de água, ajudamos a construir latrinas e promovemos a educação em saneamento e higiene.
Ter acesso à água potável tem um impacto tremendo na vida diária. Com esses sistemas em funcionamento, as pessoas não precisam mais passar horas buscando água em lagos, rios e córregos poluídos próximos de suas casas. As meninas podem frequentar a escola, e as mulheres podem cuidar de suas famílias, buscar educação e emprego, criando assim um futuro melhor para si mesmas e para suas comunidades.
Seu apoio ajuda a capacitar as comunidades para criar fontes seguras e limpas de água através de:
Construção de poços e sistemas de encanamento para prevenir doenças transmitidas pela água.
Instalação de estações de água e sistemas de captação de águas pluviais, como tanques que aumentam o acesso a fontes seguras de água.
Capacitação dos membros da comunidade para o uso e manutenção dos sistemas de água.
Educação sobre a importância da lavagem das mãos e higiene adequadas.
Integração dos programas de água com práticas adequadas de saneamento e higiene para evitar a poluição das fontes terrestres e aquáticas.